top of page

Seis em cada dez trabalhadores brasileiros já pensaram em pedir demissão neste ano

  • Q8 Tecnologia
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Seis em cada dez trabalhadores brasileiros já pensaram em pedir demissão neste ano, segundo a 3ª edição da pesquisa Engaja S/A, índice de engajamento corporativo desenvolvido pela Flash em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

 

O levantamento revela que 61% dos profissionais estão desengajados com o trabalho — o menor nível de engajamento registrado nos últimos três anos. O resultado é atribuído a fatores como cansaço, desconfiança e falta de perspectivas de crescimento, que refletem ambientes corporativos rígidos e pouca flexibilidade para equilibrar vida pessoal e profissional.

 

De acordo com o estudo, as empresas reduziram espaços de escuta e flexibilidade justamente quando os profissionais passaram a valorizar mais autonomia, propósito e desenvolvimento de carreira.

 

O retorno ao trabalho presencial e jornadas intensas também contribuíram para o desengajamento: apenas 39% dos trabalhadores afirmam estar motivados nas empresas onde atuam.

 

Entre os que pensaram em pedir demissão em 2025, 23% dizem cogitar essa decisão com frequência. Além disso, 64% já se candidataram a novas vagas e 42% chegaram a participar de entrevistas.

 

“Embora a remuneração seja um fator relevante, os resultados do estudo indicam que ela não compensa deficiências no clima organizacional nem na qualidade da gestão. Fatores como relações de confiança, oportunidades de desenvolvimento e ambiente saudável continuam sendo os principais determinantes do engajamento”, afirma um professor da FGV-EAESP e coautor da pesquisa.

 

A pesquisa avaliou diversos indicadores de satisfação dos trabalhadores, com notas de 1 a 5. Os itens que mais pioraram nos últimos três anos foram “minhas opiniões são valorizadas”, “tempo para projetos pessoais”, “autonomia” e “flexibilidade”.

 

O estudo também aponta uma relação direta entre saúde emocional e motivação. Um em cada cinco trabalhadores relata ansiedade, insônia ou fadiga diárias. Segundo a FGV, a falta de motivação no ambiente corporativo pode causar perdas de até R$ 77 bilhões por ano.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


LOGO PRINCIPAL MARCA DAGUA BRANCA (4) (1).png

© 2024 IBAN - Instituto Brasileiro de Advocacia e Negócios

Avenida Jamaris, 100, cj 1005, Torre Adagio, Moema,

São Paulo/SP, CEP 04078-000

+55 11 50512694

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page