Serpro lança plataforma da CBS com apuração assistida
- Q8 Tecnologia
- 21 de jan.
- 1 min de leitura
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançou a Plataforma da Reforma Tributária do Consumo, ferramenta responsável por operacionalizar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).
A nova plataforma integra os sistemas da Reforma Tributária do consumo e será responsável pelo processamento nacional e em tempo real dos dados fiscais, incluindo a apuração assistida, modelo no qual o próprio sistema do governo calcula e confere o imposto a pagar com base nas notas fiscais emitidas pelos contribuintes.
“A Plataforma RTC foi concebida para operar em escala nacional e em tempo real, compatível com a grandiosidade da economia brasileira e com as exigências da Reforma Tributária”, declarou o Serpro em comunicado oficial.
Durante entrevista ao Portal, o presidente do Serpro, Wilton Mota, detalhou a estrutura envolvida na instalação da plataforma. O projeto contou com:
Instalação, transporte e configuração de 50 toneladas de equipamentos;
Aproximadamente 2 quilômetros de cabeamento;
Uso de 3 aviões fretados para transporte de suprimentos;
Mobilização de 142 profissionais em 4 turnos diários;
Conclusão da instalação em 35 dias.
Segundo a estatal, toda a infraestrutura tecnológica está alocada em uma "nuvem soberana", ou seja, com gestão integral do Brasil. O sistema possui duas zonas de processamento no Distrito Federal, interligadas a uma estrutura adicional no estado de São Paulo.
%20(2).png)
Comentários