top of page

Tratamento tributário de medalhas olímpicas e premiações pela Receita Federal

A Receita Federal do Brasil, através do art. 38, da Lei 11.488/07 e da portaria MF nº 440/2010 garante a isenção de imposto sobre medalhas olímpicas, bem como troféus e quaisquer outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados no exterior.


Desta forma, o medalhista olímpico que desembarcar em território brasileiro trazendo consigo, em sua bagagem, medalha, não está sujeito à tributação deste bem.


No entanto, as premiações em dinheiro são tributadas e devem ser declaradas no imposto de renda.


As alíquotas variam com base na tabela progressiva do imposto de renda, ou seja, a depender do valor total recebido pelo atleta olímpico.


Alguns estados ou municípios podem oferecer deduções ou isenções específicas para atletas, mas isso depende de cada decreto.

Importante destacar a diferença de isenção do imposto de importação sobre o bem (medalha e/ou troféu) e a taxação do imposto de renda sobre o prêmio em dinheiro.

Posts recentes

Ver tudo

Excesso de Exação Fiscal

Fernando Saraiva Sócio do escritório Saraiva Advogados Associados A atividade de fiscalização de tributos impõe uma apuração devida para...

Halloween do Carf

Fernando Saraiva Sócio do escritório Saraiva Advogados Associados Os funcionários, entre eles, os conselheiros do CARF (órgão julgador...

Comentários


bottom of page