top of page

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO DE ATAQUES CIBERNÉTICOS

Segurança da informação é a prática de proteger informações contra acesso, uso, divulgação, interrupção, modificação ou destruição não autorizados de dados confidenciais, financeiros e pessoais.


O Brasil é o 4º maior alvo de ataques ransonware do mundo e essa posição elevada é o retrato da falta de uma atuação preventiva nas empresas no que diz respeito a segurança da informação.


Isto posto, adotar medidas para proteger as informações e os sistemas da sua empresa contra invasões, uso indevido, divulgação e até mesmo destruição de dados não é apenas uma precaução, mas uma necessidade absoluta.


Ataques cibernéticos são comuns em sistemas e empresas que não possuem um sistema de segurança da informação implantado e onde os operadores não são treinados para agir diante de um ataque e nem sequer sabem como evitar um.


O uso de senhas fortes, autenticação em dois fatores, softwares atualizados, backup são apenas algumas medidas básicas que merecem ser adotadas no dia a dia de toda empresa que lida com dados e/ou informações diariamente.


Ao adotar medidas de segurança e implementar uma estratégia proativa de mitigação de riscos, é possível, além da prevenção, uma recuperação mais rápida e eficaz em caso de violação de segurança. Assim, as empresas protegem seu ativo mais valioso: a informação.


A segurança da informação é uma responsabilidade compartilhada e as estratégias de um plano de ação podem variar bastante a depender do tipo de atividade, do tamanho da organização e do volume de dados tratados. Para verificar e descobrir as medidas específicas que são necessárias para a mitigação de risco na sua empresa, a contratação de profissionais especializados em segurança da informação, privacidade e proteção de dados se faz imprescindível.


Por Alexia Capibaribe e Anna Júlia Muniz, do Escritório Associado IBAN Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados


Posts recentes

Ver tudo

Como um Joint Venture pode ajudar sua empresa?

Se você é um empreendedor ou empresário buscando maneiras de expandir seu negócio, aumentar sua competitividade ou explorar novos mercados, uma joint venture pode ser a solução ideal. Mas o que exatam

Comentarios


bottom of page