top of page

COMPLEXIDADE TRIBUTÁRIA É INDICADA COMO PRINCIPAL PROBLEMA DO CUSTO BRASIL

Entre os aspectos que impactam o Custo Brasil, a questão tributária é a que mais desperta preocupações das instituições que participaram da Consulta Pública sobre o tema realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Do total de sugestões enviadas à pasta, 18,8% tratam da complexa estrutura de tributos no país – e que começa a ser simplificada agora com a aprovação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados.


Nesse tema, os participantes fizeram referências específicas à cumulatividade dos tributos ao longo da cadeia produtiva, à complexidade da legislação tributária, e às obrigações acessórias – por exemplo, problemas relacionados à emissão de notas fiscais e às demonstrações contábeis.


A indústria foi o setor que enviou mais contribuições, com 42,4% do total. O setor de energia aparece em segundo lugar na consulta, com 16,6% das contribuições, seguido por transporte e logística (14,3%), comércio exterior (10,6%), financiamento e garantias (7,6%), legislação trabalhista (7,3%), meio ambiente (5,3%), telecomunicações (3,6%), saúde e vigilância sanitária (3,5%), inovação (2,9%), Justiça e segurança pública (2,7%), regulação da qualidade (1,1%), propriedade intelectual (0,6%), comércio (0,6%), saneamento básico (0.6%), abertura de empresas (0,5%, e compras públicas (0,4%).


Sob responsabilidade da Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, a consulta teve o objetivo de identificar ineficiências regulatórias que impactam no Custo Brasil. Os dados serão usados na formulação Estratégia de Redução do Custo Brasil, prevista para ser implementada nos próximos dez anos.

Posts recentes

Ver tudo

Como um Joint Venture pode ajudar sua empresa?

Se você é um empreendedor ou empresário buscando maneiras de expandir seu negócio, aumentar sua competitividade ou explorar novos mercados, uma joint venture pode ser a solução ideal. Mas o que exatam

Comments


bottom of page