top of page

A IMPORTÂNCIA SOBRE A PROTEÇÃO E REGISTRO DE UMA MARCA OU PATENTE

Empreendedores sempre encontram disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.


Diante das oportunidades de negócios, os corajosos empreendedores se mostram cada vez mais criativos e inovadores, alguns dos desafios pertinentes aos modelos de negócios é proteger seus patrimônios, sendo o mais importante deles a Marca.


Quando uma Marca é bem assistida e protegida é possível que ela gere lucros diretamente ou indiretamente, pois se trata do elo mais importante entre cliente e o negócio.


A Marca é o sinal distintivo das empresas, sendo uma palavra ou símbolo que seja visualmente perceptível atribuindo valores ao negócio.


A patente é um documento que irá conceder a titularidade e exclusividade de uma determinada invenção. Ou seja, um registro de algo que criado ou desenvolvido pela empresa.


Registrar uma marca ou patente é a única forma de protegê-la juridicamente de possíveis imitações, concorrência e conquistar espaço no mercado.

Também certifica que os produtos e serviços estão em conformidade com as normas ou especificações técnicas estabelecidas pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, que regulamenta a concessão e o regime de marcas e patentes no país.


O registro da marca ou patente protege os interesses da empresa, trazendo assim vantagens ao negócio, bem como exclusividade de uso em todo território, remuneração pelo uso da marca ou invenção proteção contra suspensão de marca, credibilidade no mercado, melhor possibilidade de fidelização de clientes.

Além disso, ao proteger sua empresa, você não corre o risco de outra pessoa usar seu nome, aumentando sua credibilidade no mercado.


Por fim, é necessário destacar que o cadastro de uma marca ou patente é favorável para a fidelização do cliente, pois as pessoas estão mais dispostas a se tornarem clientes das empresas cadastradas, pois a empresa demonstra confiança e segurança aos consumidores.


Escrito por Matheus Silva Lopes, Estagiário na FRS Consultoria e Assessoria Jurídico Empresarial, empresa associada ao IBAN.

Posts recentes

Ver tudo

PROCESSO ADMINISTRATIVO-FISCAL/PREVIDENCIÁRIA

A Portaria RFB nº 393/2024, cujas disposições entrarão em vigor a partir de 1º.02.2024, alterou a Portaria RFB nº 1.750/2018, que dispõe sobre a representação fiscal para fins penais, a representação

Opmerkingen


bottom of page