top of page

AÇÃO REVISIONAL DO FGTS: O QUE É?

Segundo a Folha de São Paulo, UOL, as buscas através da plataforma Google sobre ações de revisão de FGTS registraram um aumento de mais de 1000%. As duas maiores dúvidas sobre o assunto são o prazo para interposição da ação e se realmente esta vale a pena.


A procura pelo tema se justifica frente ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5.090/2014 que seria discutida em maio de 2022 e será julgada no próximo dia 20 de abril de 2023.


O direito à tese da revisão do FGTS é para qualquer trabalhador brasileiro com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que possua saldo no Fundo a partir de 1999.


A referida ação judicial visa à revisão da correção do FGTS, tendo em vista que a taxa utilizada para correção (Taxa Referencial – TR) se encontra defasada.


A diferença de rendimentos entre a TR e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por exemplo, é grande, resultando em variações de 48% a 88% ao longo dos períodos.


Importante destacar que não existe prazo prescricional para ingressar com a ação, exceto tratando-se de créditos trabalhistas, conforme súmula 362 do Tribunal Superior do Trabalho.


Ainda que o trabalhador tenha utilizado os valores do seu FGTS, cabe o ingresso de ação judicial para revisão, uma vez que os valores devem ser corrigidos. É necessária a contratação de um profissional para realizar o cálculo correto da Ação de Revisão do FGTS, desde o ano de 1999.


Escrito por Larissa Dias, sócia na F. R. Souza Consultoria Empresarial, empresa associada ao IBAN.

Posts recentes

Ver tudo

Como um Joint Venture pode ajudar sua empresa?

Se você é um empreendedor ou empresário buscando maneiras de expandir seu negócio, aumentar sua competitividade ou explorar novos mercados, uma joint venture pode ser a solução ideal. Mas o que exatam

댓글


bottom of page